..

Uploaded with ImageShack.us

BLOG EM MANUTENÇÃO

EM BREVE VOLTAREMOS

JOGUE BOLINHAS DE PAPEL NO SERRA!!CLICK NA IMAGEM

SOCIEDADE MUSICAL XV DE NOVEMBRO: HERANÇA MUSICAL GRAVATAENSE

E-mail Imprimir

* REPORTAGEM ESPECIAL DE VALÉRIA DE FÁTIMA

Nos idos dos anos 1857 um pequeno conjunto musical abrilhantava as festividades da cidade com seus arranjos musicais. A partir da formação desse conjunto surgiu uma banda que alegrava a população e estava presente em diversas festividades e solenidades da cidade. Tal Banda recebeu o nome de Sociedade Musical XV de Novembro de Gravatá e sua fundação foi oficializada no dia 15 de novembro de 1894 com aproximadamente 20 músicos componentes.

Se o pomposo nome é referência ao dia da sua fundação ou uma alusão à Proclamação da República Brasileira, não se sabe ao certo. Porém, a sua história é diretamente ligada à história local, pois a banda sempre esteve presente nos mais diversos eventos sócio-político-culturais do cenário público, social e religioso da cidade, cultuando e cultivando a música.

A Sociedade Musical XV de Novembro sempre teve à sua frente brilhantes regentes como José Florentino. Luís Figueiredo, Trajano, Mestre Amaro, Mestre Barbosa, Manoel Leite (Manu), Waldemar de Oliveira, Tôta Pageú e o regente Vercelly, porém, se tornou de importância ímpar a partir do momento que teve à sua frente a regência do Maestro Manoel Bombardino durante 56 anos.

O Maestro Manoel Bombardino tinha extrema sensibilidade emocional e musical, e o objetivo de resgatar valores musicais e culturais e formar excelentes músicos gravataenses. Ensinou, escutou, tocou, comparou, diagnosticou, prescreveu, aprimorou e presenteou a população com shows em praças públicas, escolas, desfiles, igrejas, procissões, entre outros, e solenidades oficiais com musicalidade cada vez melhor.

A sede da banda fica a Praça Aarão Lins de Andrade no centro de Gravatá, e abriga um verdadeiro conservatório de música que oferece atividades de teoria musical e prática a jovens que se interessam pelo ensino da música, em especial àqueles que se propõem a participar ativamente como membro da Sociedade Musical XV de Novembro.

A Sociedade Musical XV de Novembro incentiva o jovem a desenvolver sua musicalidade, o propõe dominar o reino das partituras, e com essa conduta tem revelado talentos em sua história.Entre os muitos talentos revelados temos o Maviael na Banda do Corpo de Bombeiros em Brasília, e nos Estados Unidos o saxofonista e compositor Moacir Santos.

Em seus116 anos de existência contabiliza, atualmente, mais de 60 componentes entre adolescentes, jovens e adultos, todos oriundos de Gravatá. Músicos que quando começaram pequenos, novos, iniciantes, receberam vida através de instrumentos, e se mostraram capazes. E ao longo da história da XV de Novembro a população se rendeu, foi levada e conquistada pelos suaves movimentos e pelos sons harmoniosos de instrumentos orquestrados que enchiam o ambiente com sonoridade, harmonia, alegria e encantamento.

Tem na Presidência o comando do Sr. Valter José de Oliveira (S. Vavá), que foi músico da XV de Novembro na primeira metade da década de 60, e se destacou tocando percussão. Mas que no momento certo passou a integrar a direção da Banda com o objetivo de aprimorar, enaltecer, dar condição a profissionalização musical, até porque a música é uma atividade extremamente benéfica para o desenvolvimento pessoal de todos.

A Secretária Professora Maria de Lourdes Melo de Carvalho (D. Lourdinha), conta que além das teorias e práticas executadas durante as aulas e ensaios, professores e dirigentes acreditam que o ambiente é extremamente propício para a melhoria das relações humanas, já que o trabalho em equipe é um fator inerente ao sucesso do conjunto.

Já o Maestro e Conselheiro Adelson Pereira têm valores herdados do pai, o Maestro Manoel Bombardino, e diz que é essencial ter: disciplina, dedicação, concentração, respeito e paciência, pois esses são apenas alguns dos ingredientes básicos para o aprendizado e o aprimoramento musical.

Apesar de ser integrante da Spok Frevo Orquestra, o Maestro Adelson faz questão de estar presente em ensaios e apresentações da XV de Novembro, e de se envolver diretamente com a identidade musical e cultural da Banda. É um seguidor fiel do seu pai, e quem o conhece sabe que um de seus lemas é “Se a musicalidade for possível já está feita, se ela for impossível vamos fazê-la.”

Seu Vavá diz que nos últimos anos a ajuda da madrinha Madalena Medeiros, da Prefeitura Municipal, de parceiros e dos valores arrecadados através das leis de incentivo à cultura tornaram possível a reconstrução, manutenção e brilhantismo da Sociedade Musical XV de Novembro até os dias atuais.

E, neste 15 de novembro do corrente ano, a Sociedade Musical 15 de Novembro dá início a celebração dos seus 116 anos de história e tradição com o hasteamento das bandeiras na Sede Social e em seguida desfila pelas ruas até a Prefeitura para o hasteamento das bandeiras e o parabéns a você. Às 16:30 recebe no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar a Banda Sinfônica da Cidade do Recife sob o comando do regente titular e artístico Nenéu Liberalquino

A Banda Sinfônica da Cidade do Recife foi fundada em 1958 e está inserida na cenário cultural recifense, se caracteriza por possuir um repertório bastante eclético e requintado, que vai desde a MPB até a música erudita, passando pela contemporaneidade, regionalismo e universalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário