Debate entre os candidatos acende a chama da campanha política de 2010
O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado na TV Clube, nesta noite de quinta-feira, decreta de fato o começo oficial da campanha de 2010. É verdade que, para quem acompanha o dia a dia dos candidatos por ofício, não houve maiores novidades. No entanto, o grande público deve ter ficado surpreso com o alto astral dos candidatos, o confronto de ideias e a demarcação de espaços políticos bastante claros. Em comparação ao primeiro embate nacional, o debate local foi mais quente.
A temperatura estava tão alta, aliás, que os dois principais contendores, Jarbas e Eduardo, reclamaram em alto e bom som no último intervalo. “Vamos desligar este ar-condicionado que ninguém está aguentando não!”, criticou Jarbas, com sua peculiar ironia. “Apoiado”, emendou Eduardo, abanando os dois lados do paletó.
A principal falha do debate - que não pode ser atribuída à produção - foi mesmo a falta de propostas. Os candidatos apenas jogaram luzes sobre o passado e pouco tratou-se do futuro dos pernambucanos.
Eduardo saiu-se muito bem, respondendo a todos os questionamentos sem hesitação. Ele chegou ao recinto do debate com uma expressão tensa, mas depois pareceu desanuviar.
Na minha opinião, a única pisada na bola foi o gracejo com a idade do senador do PMDB. Depois de ter sido questionado por Jarbas sobre a necessidade de importação de trabalhadores de outros estados, por problemas na educação ou falhas na capacitação técnica dos trabalhadores em Suape, Eduardo respondeu com uma ironia. “Não me interessa reviver essa briga que começou com o meu avô no século passado”.
Em desvantagem nas pesquisas, Jarbas fez o que se esperava dele e frustrou quem esperava tiros de bazuca. Preferiu as farpas, as insinuações, o apontamento de contradições entre o discurso e a prática do socialista.
No ataque, Jarbas arrematou uma série de críticas ao adversário, incluindo a denúncia de que o atual governador trocava obras por votos ao cooptar os adversários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário